<

A inteligência artifical

Há muitas histórias sobre o fim do mundo. Há muitas histórias sobre tudo, na verdade. Algumas dessas histórias, por exemplo, são contadas na infância por nossos pais. Outras dessas histórias viajam pelas cidades, se tornam folclore. Mas eu não as colocaria na categoria de mentiras; são analogias que têm a intenção de ensinar. Mais...

A lenda folclorica sobre a qual escrevo hoje é a da Inteligência Artificial. Dizem por aí que ela vai destruir o mundo.

Geralmente uma boa história de destruição do mundo tem como protagonista algo desconhecido. Frequentemente as gerações elegem seu vilão. Historicamente, os agrupamentos humanos, sempre deram um jeitinho de inventar uma entidade maior que eles mesmos. A desculpa da salvação, juntamente com o perigo da destruição. O grande paralelo entre as maiores religiões é justamente esse dois lados da mesma moeda.

Que Deus proteja a inteligência artifical! A proteja da linguagem informal e gírias como "finde". O real perigo é o Chatgpt se tornar um adolescente, com um linguajar primitivo, que mais parece o dialeto de nossos antepassados, cavernosos, adoradores de árvores.

Escrito em 23 de março de 2025