<

O documentário Árvore Ser

Que eu me lembre, todas as casas em que morei tinham árvores na calçada. A moda do quintal em piso começou logo após o falso fim do mundo no ano 2000. Para a adesão: cimento e piso no lugar de grama e árvore. Piscina de tamanho médio para completar. Um item não obrigatório, porém, diferencial. Mais...

O resultado em escala? Dias mais quentes no bairro. As cidades são organismos vivos, agindo como um só, em modas. O orgulho que sentimos por sermos independentes, cada um em sua casa, é real, somos únicos. Mas ainda assim, temos ações em conjunto, em sociedade. Todo mundo comprou microondas na mesma época. Não foi?

Eu ainda prefiro caminhar na sombra das árvores da praça Barão de Araras. E em um minuto de pesquisa - sim, o documentário faz isso conosco, você se pega pesquisando sobre árvores - consegui entender algo interessante. Em seu sistema respiratório, uma árvore utiliza o calor do ambiente.

Dito isso, assistirei novamente ao documentário, dessa vez em casa, tem no youtube. E talvez. Talvez eu plante uma árvore.

Escrito em 2 de abril de 2025